terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Do romanse, Muito Além



... Seu Calisto, na rodoviária, esperava sua filha que vinha de Goiânia. Tomara no bar um café e ali à porta pusera-se de pé, pensativo. Fora uma chuvinha serena, perene e fresca. Algumas pessoas chegando de guarda-chuva, outras a pé, com mala, outras de carro. Ali no recinto, passageiros andando pra lá, pra cá, outros sentados em banco, com mala ao lado, à espera do horário de partida. Aqui e ali uns três homens com os olhos vermelhos da cachaça, porém discretos no trato com as pessoas.

Um velhinho chocho e aparentemente sadio aproximou-se de Seu Calisto, e estendendo a mão:

_ Meu senhor, eu tou vindo de Goiânia pra Ribeirão Preto. Tá me faltando um cruzeiro... Não podia inteirá a passagem pra mim? Eu sou aposentado...

Seu Calisto tirou do bolso moedas. Escolheu e deu vinte centavos. _ O resto ocê arranja por aí com outros, tá meu senhor? _ e deu-lhe uma tapinha no ombro.

O velhinho agradeceu; e de mão estendida, vai aqui, vai ali, sempre mendigando.

Cansado de esperar, Seu Calisto foi ao guichê de informações, a fim de saber sobre a chegada do ônibus. Aproximou-se também o velhinho, que se dirigindo ao bilheteiro do guichê ao lado, disse-lhe ter inteirado o dinheiro e queria comprar a passagem.

_ Só posso vender depois que o ônibus chegar meu senhor.

O velhinho foi ao um bar, comprou cigarro; e voltando, com a mão estendida ia aqui, ia ali, sempre pedindo, sempre para sua “inteiração”!

(Reinaldo Gouveia Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário